domingo, 16 de setembro de 2012

Para Refletir




1-COMO SEI QUE O ALUNO APRENDEU DETERMINADO ASSUNTO?
Quando o aluno consegue construir questionamentos elaborados sobre o assunto, demonstrando certa reflexão , consegue realizar a interpretação do mesmo dentro de situaçõese quando consegue sintetizar o que foi assimilado por ele.
2-QUANDO O PROFESSOR TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO? Quando o apresenta para o aluno de modo interessante.
3-QUANDO O ALUNO PROCURA INFORMAÇÃO NA INTERNET? . O aluno procura informação na internet quando há “solicitação do professor”.
 4- A INFORMAÇÃO É NECESSÁRIA, MAS ELA POR SI SÓ, GARANTE QUE O ALUNO POSSA CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO? Para construir seu conhecimento o aluno precisa receber – identificar – compreender – processar – interpretar – refletir – posicionar-se a respeito da informação. E para cada passo nesse processo faz-se necessário a utilização de diferentes tratos dessa informação, pelo professor e pelo aluno como atores desse processo de aprendizagem.
 5-O QUE SIGNIFICA CONHECIMENTO E COMO ELE DIFERE DA INFORMAÇÃO? conhecimento é o produto do tratamento seqüencial/espiral dado a informação: recepção – identificação – compreensão – processamento – interpretação – reflexão – posicionamento –conhecimento. Mas é um produto que se renova, modifica, amplia, dependendo da maturidade (cognitiva, motora, emocional, etc.) de quem o desenvolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário