terça-feira, 20 de novembro de 2012

Atividade 4.4 a Planejando a aprodução de um documento Multimídia


ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


Com muita expectativa iniciamos este curso do Módulo II, pois reconhecemos a importância das tecnologias para melhorar a qualidade na educação das atuais e futuras gerações. E nós professores pudemos ter um contato maior com as possibilidades de uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no ambiente escolar.


UNIDADE I
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


Refletimos aqui sobre a nossa identidade e a necessidade de uma aprendizagem ao longo de nossa vida. Através desta unidade pudemos ver o quanto é extenso o leque de possibilidades para o uso das novas mídias, contribuindo assim para a transformação do conhecimento adquirido em verdadeira aprendizagem.


Unidade II
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.


Conhecemos a Internet como espaço colaborativo e publicitário (Wikipédia e blogs); analisamos hipertextos quando por eles navegamos e criamos novos conceitos (representação não linear do conhecimento) e novos processos de leitura e escrita com práticas pedagógicas correspondentes.


Unidade III
CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Entramos em contato com a tecnologia digital e suas utilidades unidas ao desenvolvimento de Projetos. Identificamos e demos novos significados aos currículos. Nesta Unidade ficou bem claro que, diante das possibilidades de aprendizagem, nem todos os alunos a adquirem por igual, quer seja numa aula tradicional, ou com uso das novas tecnologias. Então concluímos que num projeto, cada qual tem a sua participação, ao mesmo tempo em que se constrói 

Unidade IV
Práticas Pedagógicas e mídias digitais
Refletimos a importância do uso de recursos de autoria em mídias digitais. Mais do que canais de aprendizagem, as mídias digitais são essenciais para a realização de um projeto, onde o aluno passará a ser o autor de materiais de multimídias.
Finalmente, cabe a nós professores, nos adequarmos gradativamente ao uso dessas tecnologias. Não será fácil, pois nós temos somente a experiência de lousa e giz. Além disso, muitos dos nossos alunos ainda não têm contato nenhum com computadores.
Contudo a boa vontade é que conta, como também o comprometimento com a qualidade de ensino. E é por esse motivo que estamos aqui: aprimorando-nos para criarmos condições melhores para os nossos alunos, mediando e aprendendo com eles, percorrendo juntos os caminhos que vão sendo construídos de forma expressiva e reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário