quarta-feira, 12 de setembro de 2012

atividade 1.1 Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


Sabemos que nós vivemos em uma sociedade que está em constante aprendizagem,na qual aprender constitui uma exigência social. A todo momento buscamos novos métodos de ensino.
Apesar das dificuldades que encontramos ao longo dos caminhos que aos olhos da sociedade costuma ser interpretada como fracasso escolar.
Nos educadores sabemos que hoje em dia a sociedade do conhecimento está baseada em que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas,mas que aprendam de outra maneira no âmbito de uma nova cultura,de uma nova forma de gerir e conceber o conhecimento,seja de forma cognitiva ou social.
Nessa nova cultura da aprendizagem:da informação ao conhecimento é preciso acreditar e investir e as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento,mas que,tornam necessárias novas formas de alfabetização.
Graças a essas novas tecnologias da informação,o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido á informação,proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns,aqueles que puderam ter acesso ás capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação.È preciso aprender a conviver com a diversidade de perspectivas,com a relatividade das teorias,com a existência de múltiplas interpretações de toda informação,para construir,a partir delas,o próprio juizo ou ponto de vista.
O sistema educacional,deverá formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíves,eficazes e autonomos,fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisiveis demanda de aprendizagem.
Embora se diga que vivemos em uma sociedade do conhecimento,requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.Esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nosso sistema educacional nas próximas décadas.


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